Era uma vez uma fábrica. Faziam carros, mas deixavam muitas falhas para corrigir. Então, peremptóriamente, inventaram o Controle de Qualidade. Pós-falha. Na sequência, descobriram que ficaria mais barato prevenir as falhas. Inventaram a Qualidade Assegurada, onde a Qualidade é FEITA no ato da fabricação. O Controle de Qualidade monitora durante o processo, e provoca sua revisão, para otimizar a prevenção. Inteligência humana em ação.
Não será diferente com a Sustentabilidade. Ou ESG, que é a sigla do momento.
A mentalidade atual é que a Sustentabilidade acompanha o processo de negócio, mas na paralela, buscando pontos de contato que validem o processo e a insiram no contexto. Já é um avanço. Ela veio de uma marginalidade incômoda anterior, como Ecochatice, Ativismo Social, Auditoria como contraponto ao negócio. Isso foi superado, apesar de sinais negativos aqui e ali.
Há uns 20 anos, Compliance, dentro da Governança, já teve seu momento de inserção nas vísceras do processo de gestão. Mas sobrou muita gente de fora, que ainda carrega a vulnerabilidade de décadas atrás. No mais das vezes, não foi por má intenção, mas por desconhecimento, falta de consciência, falta de profundidade no significado. E assim vem sendo com todo o ESG.
O quadro final deste processo será a inserção natural e perene dos princípios de respeito e proteção ao Meio Ambiente, empatia e solidariedade com o Indivíduo, no meio Social, e o desejo de estar sempre dentro da Ética, nas mentes e corações de todos. Na Consciência, enfim.
Nesse momento, a Sustentabilidade estará implantada.
É um longo trajeto, que permeia a cadeia a partir do seu topo. Ou de sua lateral. Mas há muita impermeabilidade, muita rejeição, pelo caminho. Principalmente onde ela se choca com o dinheiro, e com o tempo e recursos dedicados a ganhá-lo.
Felizmente, a natureza nos ajuda: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.”
E assim será. Nas gerações do século XXI, os conceitos já estão sendo embutidos no caráter e na formação dos pequenos, e eles serão a Sustentabilidade, sem a preocupação de mudar nada. O serão naturalmente. E ficarão surpresos com as histórias de seus ascendentes, que sacrificaram o planeta e o meio social, sem nenhuma explicação inteligente.
O timing, o andar da carruagem, faz prever que esta turminha, aos 20 e poucos anos, cuidará do planeta como alguns de nós sonham hoje, mas encontram paredes visíveis e invisíveis em nosso caminho.
Se esta previsão estiver certa, veremos a Sustentabilidade implantada em 20 anos. Tarde para algumas catástrofes, mas em tempo para reinventar o Planeta e, quiçá, os pedaços mais próximos do Universo, que possamos agregar ao nosso assim dito “mundo”.
Comments