top of page

O ANDAR DA CARRUAGEM

Era uma vez uma fábrica. Faziam carros, mas deixavam muitas falhas para corrigir. Então, peremptóriamente, inventaram o Controle de Qualidade. Pós-falha. Na sequência, descobriram que ficaria mais barato prevenir as falhas. Inventaram a Qualidade Assegurada, onde a Qualidade é FEITA no ato da fabricação. O Controle de Qualidade monitora durante o processo, e provoca sua revisão, para otimizar a prevenção. Inteligência humana em ação.


Não será diferente com a Sustentabilidade. Ou ESG, que é a sigla do momento.


A mentalidade atual é que a Sustentabilidade acompanha o processo de negócio, mas na paralela, buscando pontos de contato que validem o processo e a insiram no contexto. Já é um avanço. Ela veio de uma marginalidade incômoda anterior, como Ecochatice, Ativismo Social, Auditoria como contraponto ao negócio. Isso foi superado, apesar de sinais negativos aqui e ali.

Há uns 20 anos, Compliance, dentro da Governança, já teve seu momento de inserção nas vísceras do processo de gestão. Mas sobrou muita gente de fora, que ainda carrega a vulnerabilidade de décadas atrás. No mais das vezes, não foi por má intenção, mas por desconhecimento, falta de consciência, falta de profundidade no significado. E assim vem sendo com todo o ESG.

O quadro final deste processo será a inserção natural e perene dos princípios de respeito e proteção ao Meio Ambiente, empatia e solidariedade com o Indivíduo, no meio Social, e o desejo de estar sempre dentro da Ética, nas mentes e corações de todos. Na Consciência, enfim.

Nesse momento, a Sustentabilidade estará implantada.


É um longo trajeto, que permeia a cadeia a partir do seu topo. Ou de sua lateral. Mas há muita impermeabilidade, muita rejeição, pelo caminho. Principalmente onde ela se choca com o dinheiro, e com o tempo e recursos dedicados a ganhá-lo.


Felizmente, a natureza nos ajuda: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.”

E assim será. Nas gerações do século XXI, os conceitos já estão sendo embutidos no caráter e na formação dos pequenos, e eles serão a Sustentabilidade, sem a preocupação de mudar nada. O serão naturalmente. E ficarão surpresos com as histórias de seus ascendentes, que sacrificaram o planeta e o meio social, sem nenhuma explicação inteligente.


O timing, o andar da carruagem, faz prever que esta turminha, aos 20 e poucos anos, cuidará do planeta como alguns de nós sonham hoje, mas encontram paredes visíveis e invisíveis em nosso caminho.


Se esta previsão estiver certa, veremos a Sustentabilidade implantada em 20 anos. Tarde para algumas catástrofes, mas em tempo para reinventar o Planeta e, quiçá, os pedaços mais próximos do Universo, que possamos agregar ao nosso assim dito “mundo”.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EM DEFESA DO ESG

Tudo o que é tomado e usado de forma equivocada, exacerbada, provoca reação igualmente equivocada e exacerbada, de negação, no sentido contrário. Assim está acontecendo com a sigla e significado ESG n

SUSTENTABILIDADE ENTRANHADA

O trato de ESG, como em muitas outras ondas anteriores, começa por ser visto como algum tipo de ativismo, algum tipo de pedrinha no sapato, feita por gente fora da linha de desempenho do negócio. São

Comments


bottom of page