Já é possível observar no mercado a migração do Greenwashing para o Greenwishing. É o passo necessário para evoluir para o GreenDoing. O Greenwashing puro não é mais aceito, porque os fatores ambientais estão aí, pressionando a sociedade humana. Mas o Greenwashing também tem o lado positivo do sentimento de precisar estar ligado ao tema, e o Greenwishing é o estabelecimento do desejo de fazer algo objetivo nesse sentido. E de buscar conhecimento e serviços capazes de acelerar o processo. O Greenwishing já é um vetor construtivo. E o GreenDoing acontece quando a equação econômica fecha. Quando o E do ESG embarca na estratégia e gestão do negócio, o que acontece é o Desenvolvimento Sustentável. Natural e recorrente.
Por se referir à cor ícone da natureza, estas expressões focam no Ambiente, mas se estendem subliminarmente ao Social, em que temas como Diversidade, Inclusão, Igualdade e Relacionamento com Comunidades já estão em um certo grau de prática, validados por algum antagonismo e reações às mudanças necessárias. A oportunidade no Social é olhar adicionalmente para coisas mais imediatas, como distribuição de renda, bem estar e saúde preventiva física e mental, hábitos alimentares, e correlatos. São todos fatores que estão à mão, com equação monetária viável e de resultados. Focando em uma coisa por vez, usa-se o poder da recorrência e do tempo a favor da implementação.